hiddenPic

segunda-feira, 28 de Fevereiro de 2011

O ataque aos sindicatos e os EUA cada vez menos democráticos

Nos últimos 30 anos, os Estados Unidos afastaram-se da democracia e tornaram-se uma oligarquia do dinheiro. Uma das razões foi o enfraquecimentos dos contrapesos do sistema.

A semana passada, perante as manifestações contra o novo governador Scott Walker - que se prolongaram pelo fim-de-semana, atraindo multidões no sábado -, o congressista Paul Ryan fez involuntariamente uma comparação interessante: "Parece que o Cairo se mudou para Madison."

Há que reconhecer que Ryan podia ter dito uma coisa mais inteligente, já que provavelmente não queria comparar Walker, republicano como ele, com Hosni Mubarak. Ou talvez quisesse - no fim de contas, uma série de conservadores preeminentes, incluindo Glenn Beck, Rush Limbaugh e Rick Santorum, denunciaram o levantamento no Egipto e insistiram que o presidente Obama devia ter ajudado Mubarak a esmagá-lo.

Seja como for, Ryan tinha mais razão do que imaginava. É que aquilo que está a acontecer no Wisconsin não tem nada a ver com o orçamento estadual, apesar de Walker assegurar que está apenas a tentar ser responsável em matéria fiscal. Na realidade, tem a ver com poder. O que Walker e os seus apoiantes estão a tentar fazer é tornar o Wisconsin - e mais tarde a América - uma oligarquia ao estilo do terceiro mundo, e menos uma democracia funcional.

É por isso que qualquer pessoa que esteja convencida de que precisamos de um contrapeso ao poder político da grande finança devia estar do lado dos manifestantes.

Algumas informações de base: o Wisconsin enfrenta de facto uma situação de esmagamento fiscal, embora as suas dificuldades sejam menores que as de outros estados. As receitas fiscais caíram devido ao abrandamento da economia, enquanto os fundos de estímulo, que ajudaram a compor as contas em 2009 e 2010, desapareceram.

Nesta situação, faria sentido apelar a um sacrifício partilhado, incluindo algumas concessões salariais dos funcionários do estado. De resto, os líderes sindicais mostraram-se dispostos a fazê-las.


Este artigo do Paul Krugman é de leitura obrigatória para no alertar para um futuro que poderá ressuscitar velhos modos de vida!

Buffer

0 comentários:

Enviar um comentário

Publicidade

Vestidos de casamento baratos

No Google+

No Facebook