hiddenPic

sábado, 19 de Fevereiro de 2011

Cérebros partidos, a síndrome da mão alheia!

Uma norte-americana é vítima de uma incrível e rara síndrome chamada “Síndrome da Mão Alheia”. Karen Byrne fez uma cirurgia para controlar sua eplepsia aos 27 anos. Após a remoção de uma parte do tecido cerebral (corpo caloso) que terminou por curá-la definitivamente da sua doença, Karen surpreendeu os médicos com um comportamento jamais visto.

“Karen, o que você está fazendo? Sua mão está despindo você” disse o médico a Karen. Só então ela percebeu que sua mão esquerda estava desabotoando os botões de sua blusa.

Eventos tristemente comuns para Karen como acender um cigarro (ela é destra) e colocá-lo no cinzeiro, logo após sua mão esquerda pegar o cigarro e jogá-lo fora; ou então coisas como sua mão esquerda tirar coisas de dentro da sua bolsa e atirar para todos os lados e até mesmo agredí-la violentamente no rosto… sem qualquer controle ou consciência imediata de sua parte, não paravam de surpreender à todos — clique aqui para ver o vídeo.

O corpus calosum é uma região cerebral presente apenas no cérebro de mamíferos e situa-se como uma ponte de ligação entre os dois hemisférios na forma de uma fissura longitudinal. A totalidade dessa região atua como um inter-comunicador entre as informações e registros trocados entre os dois lados do cérebro. Sem ele, ou com partes do corpo caloso danificadas ou lesionadas, não é possível uma integração harmônica de ambas as competências dos hemisférios.

Vale mesmo a pena continuar a ler sobre esta descoberta extraordinária no Meio Bit

Buffer

0 comentários:

Enviar um comentário

Publicidade

Vestidos de casamento baratos

No Google+